Menu Fechar

Cultura

  • Promover a transformação digital dos museus, monumentos e palácios nacionais e regionais: Desenvolvimento de medidas para a modernização administrativa e de gestão e para a transformação digital dos museus, monumentos e palácios nacionais e regionais.
  • Reabilitar o património cultural: Lançar um programa plurianual de meios e investimentos para a reabilitação, preservação e dinamização do património cultural classificado. Medidas para promover a missão nacional de reabilitação do património cultural.
  • Apoiar as artes e à criação artística: Implementar medidas para promover uma maior adequação do modelo de apoio às artes aos desafios e necessidades do setor das artes. Programação em rede, com mais projetos sustentáveis de descentralização, atividades e serviços educativos inovadores, em colaboração com o Plano Nacional das Artes. Maior interligação entre territórios e artistas, através de um mapeamento conjunto com os municípios.
  • Promover e apoiar os setores estratégicos do cinema, audiovisual e media: Plano estratégico para o cinema e audiovisual, promovendo o cinema português e o setor do audiovisual como áreas centrais da cultura e da economia nacional, envolvendo todas as entidades e agentes, nacionais e internacionais. Promover a internacionalização, difusão e exportação da cultura portuguesa.
  • Dinamizar medidas de diplomacia e internacionalização da cultura portuguesa: Lançar a programação cultural no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e da Temporada Cruzada Portugal-França. Promover a internacionalização e a difusão da cultura portuguesa no estrangeiro, bem como no quadro das relações bilaterais e multilaterais.